1. O que é a DSI?

A Doutrina Social da Igreja (DSI) é a aplicação dos princípios da Fé e da moral à vida social e política, ao longo dos dois milênios de História da Igreja. Ela é um corpo doutrinário que depende da Revelação, sem ser, contudo, parte dela.

A cada vez que a sociedade enfrenta um grande problema social, a Igreja surge para alertar sobre erros os cometidos contra a dignidade humana e orientar para que os possíveis caminhos corretos sejam tomados, a fim de que os homens possam encontrar a melhor solução em cada contexto.

2. Do que é formada a DSI?

A DSI é formada da teologia moral revelada e das experiências das mais díspares civilizações:

a Roma Pagã

a Palestina das Cruzadas

a Paris de São Tomás de Aquino

a China medieval

a Renascença europeia

os gulags do século passado

3. Qual o objetivo da DSI para o homem?

Permitir que cada homem se santifique ao utilizar plenamente os talentos dados por Deus para contribuir com o bem comum.

O leigo não possui o direito de se isolar em sua família e ignorar todos os problemas sociais em sua volta.

Os talentos dados por Deus devem ser usados e multiplicados ao invés de serem enterrados (Mt 25,24-27). Primeiramente para expressar a gratidão e o amor a Deus, mas também porque no juízo particular deveremos prestar contas sobre como os utilizamos (Mt 25,30).

(...) o critério de avaliação da nossa vida é, antes de mais nada, o que fizemos pelos outros. A oração é preciosa, se alimenta uma doação diária de amor. O nosso culto agrada a Deus, quando levamos lá os propósitos de viver com generosidade e quando deixamos que o dom lá recebido se manifeste na dedicação aos irmãos.
Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate, Papa Francisco, 104

Como "Sal da Terra e Luz do Mundo"- Mt 5,13, o homem não pode ser como uma vela acesa colocada embaixo da cama (cf. Mt 5,15). Ao contrário, é necessário que "brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." - Mt 5, 16.

4. Qual o objetivo da DSI para a sociedade?

Orientar sobre as bases que devem se estabelecer todas as relações sociais, a fim de que a sociedade se santifique, funcione e seja boa para todos.

5. O que a DSI não é?

Não espere encontrar na DSI uma fórmula pronta, uma receita de bolo, de como todos devem agir ou de qual é o melhor sistema de governo.

Isso você vai encontrar nas ideologias (capitalismo, comunismo, socialismo, anarquismo) que querem adequar a realidade às suas ideias.

6. Por que a DSI funciona?

A DSI funciona porque ela é concebida pela Igreja, que reúne 3 pré-requisitos:

1.Conhece o homem: A Igreja sabe a realidade, sabe que o homem é um animal naturalmente social, de dignidade infinita e pecado abominável.

2.Sabe o que é certo, neutro e errado: A Igreja recebeu por revelação a teologia moral.

3.Tem experiência multimilenar e multicultural:A Igreja existe há mais 2 milênios, é herdeira de uma tradição que se iniciou há 4 mil anos e se adaptou para existir e sobreviver a diversas civilizações.

Essas 3 característicam concedem à Igreja uma autoridade inigualável para falar sobre o homem, seus problemas e necessidades.

As pessoas e as sociedades são diferentes e, apesar de possuírem muitas vezes os mesmos problemas, para resolvê-los é necessários levar em conta todas as nuances do seu contexto.